• Fone/Fax: (47) 3351 - 1373
Foto A luta contínua das mulheres e as reflexões do Dia 8 de Março
  • 07/03/2022

A luta contínua das mulheres e as reflexões do Dia 8 de Março

Celebrando em todo o mundo, o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma oportunidade de reflexão a respeito das conquistas dos direitos da mulheres, mas também sobre a busca por uma sociedade mais justa e igualitária para o sexo feminino, em diversos aspectos.
Os registros de reivindicações por melhores condições de trabalho, equidade salarial, direito à liberdade, combate à violência e à exploração, bem como a busca por mais qualidade de vida e direitos iguais, são bandeiras femininas do início do século 19, em todo o mundo, e que permeiam até os dias atuais.
“Muitas vezes pensamos que estamos evoluindo, quando nos deparamos com notícias e casos de abusos e exploração da mulher. A violência, em especial, ainda é recorrente nos dias de hoje, seja ela doméstica, física, moral, institucional, psicológica, patrimonial ou sexual. Fruto da falta de políticas públicas em nosso país, em especial de um governo que não olha para esses problemas, muito menos discute políticas voltadas para esses questões”, comenta a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest), Marli Leandro.
Desta forma, não apenas no dia 8 de março, mas todos os demais dias do ano, o Sintrivest defende a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, na busca pelos princípios de igualdade, justiça social, melhores condições de trabalho e de vida, capacitação e oportunidades.
“É importante fazermos essa reflexão neste dia, para que nós, mulheres, possamos nos unir em prol dessas e outras lutas, seja por igualdade, pelo fim da violência, pelo acesso às políticas públicas, acesso à educação de qualidade, entre outras. Além disso, é necessário refletirmos sobre a importância da participação da mulher na política, já que esta representatividade é um dos fatores de mudança e transformação social. Este ano é um ano de eleições e esse debate é fundamental para que possamos ter mais mulheres na política, mais mulheres no poder, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatiza Marli.

Últimas Notícias

Tags