• Fone/Fax: (47) 3351 - 1373
Foto Lei que prevê distribuição de medicamentos prescritos na rede privada via SUS já está em vigor
  • 13/04/2022

Lei que prevê distribuição de medicamentos prescritos na rede privada via SUS já está em vigor

Trabalhadores podem retirar medicamentos nos postos de saúde e na Farmácia Básica

Foi aprovada no mês de março, e já está em vigor em Brusque, a lei n° 4.463, que prevê a distribuição de remédios prescritos na rede privada via Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Farmacêutica.
A partir de agora, a Prefeitura deve entregar a todos os cidadãos que precisarem de medicação, tanto do SUS, convênio ou particulares, acesso aos medicamentos incluídos na lista básica.

Onde retirar
A retirada de medicamentos de receitas privadas para a população abaixo de 60 anos é exclusivamente na Farmácia Básica, que fica localizada em anexo ao prédio da Policlínica, no Centro. A população idosa deve seguir retirando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), dentro dos critérios estabelecidos.
Cabe ressaltar que a entrega de medicamentos será conforme a disponibilidade do SUS. E o tratamento entregue na Farmácia será 30 dias para medicamentos de uso contínuo e 60 dias para medicamentos controlados.

Neste primeiro momento, as pessoas que tiverem o receituário médico particular, e que quiserem ter acesso ou saber se o remédio será distribuído pelo município, devem procurar a Farmácia Central, localizada junto à Policlínica.

De acordo com a secretaria de Saúde, outras medidas para facilitar o acesso do usuário ao medicamento serão estudadas. “Para as pessoas idosas, com maior dificuldade de locomoção, tentaremos oferecer uma forma de ajustar isso para que elas, mesmo com a receita do seu médico particular, consigam fazer esta avaliação na Unidade Básica de Saúde (UBS). Caso a pessoa da unidade de saúde tenha dificuldade, o idoso será encaminhado à unidade central para que o problema seja resolvido”, explica o secretário de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza. “A grande maioria das pessoas que tiverem o receituário do seu médico particular, deverá retirar esse medicamento, se houver disponibilidade no município, na farmácia central”, finaliza.

O horário de funcionamento da Farmácia é das 8h às 20h30 sem fechar para o almoço. A relação municipal de medicamentos (Remume), ainda de 2021, está disponível no link, em:
 encr.pw/HVnBT

Últimas Notícias

Tags