Data de publicação: 03/12/2018

ASSEMBLEIA SINTRIVEST

Aprovado reajuste de mensalidade e fim da cobrança de contribuição sindical para março de 2019

Assuntos foram debatidos por associados e associadas durante reunião na tarde de sábado, 1º de dezembro

Compartilhar em:

Aprovado reajuste de mensalidade e fim da cobrança de contribuição sindical para março de 2019
Associados e associadas do Sintrivest – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba participaram de assembleia geral extraordinária na tarde de sábado, 1º de dezembro, oportunidade em que foi debatido sobre as finanças do sindicato, reajuste das mensalidades, discussão, alteração e aprovação dos benefícios dos associados e assuntos gerais.
A presidente da entidade, Marli Leandro abriu os trabalhos, agradeceu a presença de todos e todas e passou a palavra ao tesoureiro da entidade, José Gilson Cardoso, que inicialmente fez uma abordagem sobre as finanças do sindicato em especial sobre a queda na arrecadação de receitas em 2018, por conta da contribuição sindical e confederativa. “Essa assembleia tem o objetivo de dar um rumo para 2019 e definir algumas medidas para estabilizar as finanças, já que neste ano, não foi fácil manter os benefícios dos sócios com os orçamentos disponíveis. Nossa abordagem hoje não se trata de uma prestação de contas. Este é um ato ordinário que se dá no mês de abril e se especifica tudo o que se recebe e o que se paga ponto a ponto. O foco hoje é debater questões práticas a serem implementadas em 2019 para que possamos continuar oferecendo os mesmos benefícios e inclusive trabalharmos com algumas ampliações de novos serviços que serão oferecidos. No entanto, para isso é necessário um equilíbrio entre receita e despesa, já que tivemos um significativo déficit acumulado, devido à queda na arrecadação da contribuição sindical e contribuição confederativa neste ano de 2018. Para resolver essa questão nossa principal proposta para 2019, é aumentar a mensalidade dos associados de R$ 46 para R$ 56, a partir de janeiro, deixar de cobrar a contribuição sindical de março e cobrar somente uma contribuição anual de toda a categoria, que seria a contribuição negocial, juntamente com a negociação coletiva, contribuição esta, que no momento oportuno será debatida em assembleia geral. Dessa forma, vamos conseguir manter todos os benefícios que são concedidos aos sócios”, salientou Gilson.


Mais Convênios
Além da questão financeira, que precisa estar equilibrada a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, apresentou aos associados, uma ampliação dos benefícios, a partir de 2019. “Nossa proposta é iniciarmos uma nova modalidade de benefícios aos associados(as) e seus dependentes. No município de Guabiruba a proposta é implantar atendimento médico e odontológico a partir de fevereiro, em parceria com o Sindicato dos Mestres e Contramestres. Já na sede em Brusque, a proposta é ampliar inicialmente também a partir de fevereiro o atendimento de especialidades odontológicas e também queremos oferecer mais especialidades médicas, com valores acessíveis aos associados(as) e seus dependentes. Estamos negociando os valores e vamos oferecer as especialidades odontológicas como: implante dentário, prótese, aparelho ortodôntico, clareamento etc..., por valores mais acessíveis dentro do sindicato. Da mesma forma, temos buscado parcerias de especialistas em áreas médicas diferentes das que já oferecemos. A ideia é que consigamos através destas parcerias, juntamente com os outros sindicatos do Fórum Sindical, garantir que as consultas e procedimentos médicos sejam mais acessíveis”, explicou Marli.
Outra proposta que foi apresentada e submetida à aprovação dos associados, foi a criação de uma nova categoria de dependentes, que englobaria pai, mãe, sogro, sogra, avô, avó e filhos acima de 16 anos, que não possuam sindicato na sua categoria de trabalho. “A ideia é disponibilizar os convênios que o sindicato possui, para que obtenham os mesmos descontos em atendimentos fora da entidade, como também nas novas modalidades propostas que se aprovadas serão implantadas a partir de fevereiro. Muitos associados nos procuram para pedir esse tipo de benefício, então a proposta é que esses dependentes “secundários” possam ter acesso aos descontos concedidos aos associados. Eles não serão associados e não poderão utilizar dos atendimentos gratuitos como também não receberão reembolso. Eles poderão usufruir dos convênios e pagarão uma taxa administrativa quando precisarem retirar um encaminhamento ou autorização para consulta ou exame", especificou a presidente.


Pagamento de reembolsos
As propostas de pagamento de reembolso permanecem, com alguns ajustes de valores e tetos de pagamentos dentro dos procedimentos que já vêm sendo reembolsados atualmente.
Depois de todas as apresentações de alterações foi aberto o debate para esclarecimentos de dúvidas e posto em votação todos os itens, quais sejam: aumento das mensalidades, a não cobrança da contribuição sindical de março de 2019, os ajustes dos valores e pagamentos de reembolsos, a criação de uma nova categoria de dependentes que serão os “dependentes secundários” e os novos serviços de especialidades médicas e odontológicas a serem implantadas a partir de fevereiro de 2019. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade pelos associados presentes.
Por fim, Marli apresentou o aplicativo do Sintrivest, que se encontra disponível no “Play Store” e "iOS", e convidou os associados a baixarem em seus celulares, para acessarem informações de forma mais ágil, em relação a benefícios e outros assuntos. "O Aplicativo é uma nova ferramenta que já está a disposição dos trabalhadores e trabalhadoras. Está faltando alguns ajustes apenas, mas já está disponível para baixá-lo. Agradecemos a participação de todos os trabalhadores que vieram e destaco a importância desse debate que influencia diretamente no dia a dia de cada associado. Sabemos que nem sempre conseguimos alcançar todos os objetivos, mas fazemos o possível para oferecer o melhor aos nossos sócios. E sempre temos motivos para agradecer e permanecer firmes e unidos fazendo um bom trabalho. Desejo um Feliz Natal e boas férias e estaremos sempre à disposição e abertos a sugestões”, declarou Marli.
Após a reunião, os sócios e colaboradores do sindicato, participaram de uma confraternização de fim de ano, que contou com sorteio de brindes.