Data de publicação: 16/05/2016

Moda

Entidades lançam o 6º Desfile das Costureiras

Entidades lançam o 6º Desfile das Costureiras

Compartilhar em:

Entidades lançam o 6º Desfile das Costureiras
No próximo dia 25 de maio, quarta-feira, data em que é comemorado do Dia da Costureira, cerca de 80 profissionais do segmento que atuam em Brusque e região irão vivenciar um dia diferente: elas é quem sobem na passarela para desfilar alguns looks desenvolvidos por acadêmicos de moda e pelas próprias profissionais do setor durante a sexta edição do Desfile das Costureiras. Na manhã desta segunda-feira, 16 de maio, foi realizado o lançamento oficial do evento, com coletiva de imprensa e representantes das quatro entidades envolvidas.

O Desfile das Costureiras é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), que desde 2010 promove o Desfile como forma de valorizar profissionais que contribuem para fazer de Brusque a ‘Capital da Pronta Entrega’. Em 2014 o evento ganhou o apoio do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e já em 2015, o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Brusque (Senai/Fiesc) se uniram ao projeto, reforçando o time de entidades em prol de um mesmo objetivo.

O objetivo do Desfile é valorizar estas profissionais que são fundamentais para a cadeia de produção têxtil e demonstrar que a costura é um trabalho criativo e de grande importância para a economia de Brusque e região, além de fazer com que as trabalhadoras e trabalhadores do setor possam vivenciar uma experiência como modelos, levando em consideração que a moda que costuram todos os dias estampa as vitrines e muitas das passarelas do Brasil.

Outro aspecto positivo do projeto é a aproximação dos acadêmicos com o mercado de trabalho e a realidade do setor, já que são eles os responsáveis pela criação dos looks apresentados no desfile. “Precisamos manter o máximo possível de iniciativas assim, que possam somar de forças entre as entidades e valorizar esta profissão, o que irá fortalecer cada vez mais a nossa economia, manter empregos e renda nesta cadeia produtiva. Além disso, partir do momento que a academia se envolve com quem está na linha de frente do trabalho, a formação se torna muito mais adequada e completa. A Unifebe considera esta uma iniciativa louvável e sempre irá apoiar esse evento, para que a nossa economia e os nossos profissionais do setor possam cada vez mais fazer a diferença no mercado”, declarou na oportunidade o reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy.

Novidades
Para esta 6ª edição, algumas novidades também estão sendo pensadas e deverão surpreender o público. Uma delas é o tema do desfile, que este ano será ‘Flores & Cores’. Além disso, o público poderá acompanhar durante o evento a produção de alguns brindes que serão distribuídos aos participantes do evento, bem como um estúdio fotográfico que fará o registro das próprias modelos participantes. “Este é um evento que deu certo, cresceu nos últimos anos e mais uma vez é uma forma de reverenciarmos a importância da costureira para a economia local. Este evento é pioneiro na região e até no Estado, pois não temos conhecimento de algo semelhante feito em outro município. É muito bom contarmos com essa parceria das outras entidades, que estão unidas em prol da valorização da costura”, ressaltou a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.

Participação
Em 2015, cerca de 60 trabalhadoras do setor participaram e mais de 800 pessoas prestigiaram o Desfile e, desta vez, expectativa da organização é que o número possa ser ainda maior. “Este evento é uma forma de melhorar e valorizar a profissão da costureira, que é tão essencial para a nossa economia, até pela história que essa profissão tem para a nossa região. Além disso, desde o ano passado, através deste evento, as relações entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores ficaram ainda mais transparentes, apesar de suas divergências, e, dentro de tantas adversidades que temos no país hoje, este é um exemplo de união de entidades que precisa ser levando adiante”, pontuou a presidente do Sindivest, Rita de Cássia Conti.

Da mesma forma, o diretor da unidade de Brusque do Senai, Julcimar Luis Machado, ressaltou a importância do evento e a união das entidades envolvidas para o setor industrial da região de Brusque. “Considerando a cadeia têxtil e do vestuário, no Estado somos o segundo maior polo em número de indústria e de trabalhadores. Portanto essa união entre sindicatos e agentes formadores é fundamental, pois fortalece ainda mais esse setor e as pessoas que produzem moda a cada dia. Precisamos de inovação, de moda, e para isso é necessário o apoio da Unifebe, do Senai com esse trabalho contínuo de formação profissional, para fazermos a nossa região destaque nesse setor. E através de ações como o Desfile das Costureiras não só valorizamos os profissionais do setor, mas também incentivamos as novas e futuras gerações a cada vez mais se profissionalizarem e dar continuidade a esse trabalho tão importante na cadeia têxtil e na nossa economia”, acrescentou o diretor.

O 6º Desfile das Costureiras será realizado no dia 25 de maio, às 19h30min, no Clube Santos Dumont, em Brusque. O evento é gratuito, mas a entrada é limitada. Os ingressos poderão ser retirados com os acadêmicos, com as próprias costureiras que serão as modelos e também estão disponíveis no Sintrivest e Sindivest.

Já no dia 21 de maio, sábado, acontece o ensaio geral para o desfile, às 15h, no Santos Dumont. Na oportunidade serão dadas as informações sobre a organização e o ensaio para o evento. Mais informações: (47) 3351-1373 (Sintrivest) ou (47) 3351-6913 (Sindivest).

SERVIÇO
6º Desfile das Costureiras

Dia 25 de maio, às 19h30min
No Clube Santos Dumont, em Brusque
Entrada gratuita - os ingressos poderão ser retirados com os acadêmicos, com as próprias costureiras que serão as modelos ou nas sedes do Sintrivest e Sindivest
Mais informações: (47) 3351-1373.