Data de publicação: 13/03/2023

Força e posição da mulher na sociedade são temas de evento promovido pelo Sintrivest

Força e posição da mulher na sociedade são temas de evento promovido pelo Sintrivest

Compartilhar em:

Força e posição da mulher na sociedade são temas de evento promovido pelo Sintrivest
A tarde de sábado, 11 de março, foi uma data para enaltecer a força das mulheres na sociedade, durante o evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque, Guabiruba e Botuverá – Sintrivest. O evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, reuniu trabalhadoras associadas como também convidadas de sindicatos de outras categorias e da Nova Central Sindical.

O primeiro momento do encontro foi com a terapeuta e assistente social Alessandra Bombassaro, que trouxe como proposta, trabalhar a responsabilidade de amor da mulher, seu poder, sua posição na sociedade, o resgate da sua ancestralidade, a paz interior e a fortificação de sua essência. A vivência despertou emoção e alegria nas participantes, que formaram ao final, um grande círculo no auditório do Sintrivest, onde dançaram, se reconectaram e disseram palavras que representassem seu desejo para o mundo, como amor, respeito, união, sabedoria, igualdade, força, sororidade, coragem, perseverança, alegria, esperança e muitas outras.

Para a palestrante, é de extrema importância o sindicato promover eventos como este, que enaltecem a força do feminino como algo muito significativo dentro da sociedade. “A mulher hoje tem um poder de persuasão, um poder econômico, um poder também do trabalho, de posição política, muito fortes. E é necessário investir nisso para que ela possa se perceber pertencente a um lugar de extrema importância dentro da sociedade”, enfatiza Alessandra.

Já no segundo momento, o evento trabalhou a questão do autocuidado, da beleza exterior, com dicas de Alice Cadore, que fez uma transformação em uma das associadas do Sintrivest, com uma make casual. Elonir Sauressig Fernandes foi sorteada entre as participantes e teve sua beleza ainda mais realçada pelas mãos da profissional Alice. “Eu já estava achando o evento maravilhoso e depois de ser sorteada para a make, foi ainda mais incrível. É a primeira vez que participo de um evento do sindicato e a partir de hoje, não perderei mais nenhum”, conta Elonir entusiasmada.



Conhecimento e autocuidado

As associadas Beatriz Bertolini e Adriana de Souza Quaiato procuram participar de todos os eventos promovidos pelo Sintrivest, e contam que cada proposta é sempre uma boa surpresa.

“Eu achei o evento bem diferente, foi bem dinâmico e gostoso de participar. Além disso, é muito legal o sindicato reunir toda a mulherada”, diz Adriana.

“É um momento de aprender, mas também de conhecer mais pessoas e fazer novas amizades”, comenta Beatriz.

Jociele Falcão soube do evento pelo sindicato de sua categoria, o Sintiplasqui. Por meio de uma parceria com o Sintrivest, ela e algumas colegas de trabalho marcaram presença na tarde de sábado e ficaram muito contentes em participar. “Foi uma tarde de nos conhecermos um pouquinho mais, de fazer essa troca. Foi um evento muito válido e emocionante”, frisa.

Para a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, promover o evento do Dia da Mulher é sempre muito desafiador, já que o objetivo é trazer algo que seja marcante para as associadas, além de reforçar as lutas e direitos das mulheres na sociedade.

“Mais um ano, mais uma etapa vencida e com sucesso, um evento muito bacana em que tivemos uma participação expressiva das mulheres. Preparamos tudo com muito carinho, porque consideramos que é de fundamental importância essa participação dos trabalhadores e trabalhadoras associados ao sindicato, nos eventos que realizamos. E este evento em especial, em reflexão ao Dia Internacional da Mulher, tem um significado bastante impactante por toda história de luta das mulheres, todos os fatos históricos que geraram o 8 de março. Entendemos que é sempre bom fazermos este debate com as mulheres trabalhadoras, para que possamos mobilizá-las também e definir outras pautas e trabalhos, a fim de levar as demandas das mulheres para a mesa de negociação”, ressalta.

O evento contou ainda com a presença da secretária da Nova Central Sindical e tesoureira da Fetramesc, Adriana Bombassaro Zanella; da presidente do Sindicato de Servidores de Rio Negrinho, Adriana Classar Ribas; da diretora do Sintrafite de Blumenau, Vivian Bertoldi; e da diretora do Sintricomb, Patricia Cestari.