Data de publicação: 23/11/2018

Nutricionista chama atenção para o cuidado com a alimentação

Palestra sobre 'Emagrecimento Saudável' foi realizada na noite de quinta-feira, 22, no auditório do Sintrivest

Compartilhar em:

Nutricionista chama atenção para o cuidado com a alimentação
O Sintrivest promoveu na noite do dia 22 de novembro, a palestra 'Emagrecimento Saudável' com a nutricionista Luciana Demarche. A profissional chamou atenção para a importância da alimentação saudável, independente da intenção de emagrecer ou não.
“A alimentação é o centro da nossa saúde. O envelhecimento do corpo é natural, mas uma alimentação errada pode acelerar o envelhecimento. Quando se quer emagrecer, é necessário ter muita paciência e determinação, porque o processo é lento. Requer controle mental, reeducação alimentar e exercício físico. Também é preciso controlar a ansiedade e viver um dia de cada vez. Nem sempre o problema da pessoa que está acima do peso, é a comida, mas alguma outra coisa no organismo que está em desequilíbrio. O corpo sempre dá sinais do que está acontecendo e devemos estar atentos”, observou Luciana.
A nutricionista explicou que 80% da nossa saúde geral vem dos nossos hábitos de vida e 20% da genética. “Independente da pessoa estar acima do peso ou não, todos devem ter cuidado com o consumo de sódio e de açúcares. No caso do sódio, é recomendando no máximo cinco gramas diários, porém a média de consumo do brasileiro, é de dez gramas por dia. Já no caso do açúcar, ele pode potencializar muitas doenças, como o câncer, por exemplo. A vontade insessante de comer doces deve ser investigada. Muitas vezes os hormônios podem estar desregulados ou o organismo está precisando de serotonina”, declarou a palestrante.
Luciana salientou que não existe dieta milagrosa. “Existem algumas estratégias para eliminar peso como fazer jejum intermitente, alimentação low carb ou dieta cetogênica, mas todo processo é lento e é preciso treinar o cérebro para que a mudança aconteça, no sentido de criar e manter novos hábitos, alimentares, principalmente. O processo de desintoxicação do organismo também é importante pois favorece a perda de peso, já que elimina as toxinas. Precisamos tomar atitudes para envelhecer sem adoecer e o mais recomendado é comer comida de verdade, comidas naturais, e evitar o consumo de industrializados”, reforçou a nutrionista.
A técnica de enfermagem, Lúcia Pereira de Souza Gonçalves, de 55 anos, participou da palestra e considerou muito proveitosas as informações repassadas pela palestrante. “Procuro cuidar na alimentação, consumindo mais legumes e frutas, e evitando carne vermelha. Também costumo combinar alguns tipos de chás para ficar com um sabor agradável e não precisar usar açúcar. São pequenas atitudes que surtem um resultado positivo, conforme falou a nutricionista. Outra questão que me chamou atenção, foi sobre estarmos atentos ao funcionamento do nosso intestino, já que ele pode denunciar se tem algum problema no nosso organismo”, avaliou Lúcia.
A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, destacou que o objetivo do Sindicato é incentivar as pessoas a mudarem os hábitos alimentares, para que vivam de forma mais saudável. “Conforme a palestrante falou, nós somos o que comemos e se queremos ter uma vida saudável precisamos repensar a alimentação. A palestra foi muito positiva porque a Luciana, que é a nutricionista que atende no Sindicato há bastante tempo, encorajou as pessoas que participaram a começar uma alimentação mais natural e cuidar da sua saúde num todo. Inclusive, a Luciana tem alguns horários de atendimento no Sindicato, com um valor diferenciado e bem acessível aos associados, para atender as pessoas que não apenas querem emagrecer, mas também para promover a prevenção de doenças. Por isso, é importante as pessoas se anteciparem, começarem a se cuidar desde cedo, para envelhecer de forma saudável”, concluiu Marli.