Data de publicação: 09/02/2017

Saúde

Nutricionista do Sintrivest fala sobre os cuidados necessários na alimentação após o período de férias

Nutricionista do Sintrivest fala sobre os cuidados necessários na alimentação após o período de férias

Compartilhar em:

Nutricionista do Sintrivest fala sobre os cuidados necessários na alimentação após o período de férias
Após o retorno das férias e a volta à rotina de trabalho, o início do ano costuma ser um período onde muitos trabalhadores aumentam os cuidados com a alimentação, seja para ingressar em uma dieta ou para tentar alimentar-se de forma mais saudável, após os exageros das festas de Natal e Ano Novo. A nutricionista e clínica funcional do Sintrivest, Luciana Demarche orienta que o período é propício para os cuidados com a alimentação, além da prática de atividades físicas diárias, como caminhadas e pedaladas, que contribuem para a saúde e até na prevenção de algumas doenças. “Muitas pessoas se sentem cansadas, desanimadas, com dores de cabeça, má digestão e inchadas em consequência do final do ano. Aproveitar o retorno ao trabalho e ter uma rotina de horários para a alimentação é necessário para diminuir esses sintomas e fazer com que o nosso organismo funcione melhor”, comenta a especialista.

Mesmo com o fim das férias, muitas pessoas aproveitam os finais de semana para ir à praia, passear ou encontrar os amigos. Nesses casos, a orientação da nutricionista é para que não ocorram exageros e a alimentação seja moderada. Um exemplo é o tradicional churrasco, que pode ter mais nutrientes além do consumo da carne. “É indicada a ingestão de vitaminas e minerais, encontradas em folhas verdes escuras e legumes. Para quem não gosta de salada, a dica é fazer um molho caseiro, com azeite de oliva, cúrcuma e temperinho verde, para adicionar à refeição”, orienta.

Cuidados redobrados
Já com as crianças, os cuidados devem ser redobrados, em especial no verão. Para isso, Luciana ressalta que o consumo de alimentos industrializados deve ser diminuído e que os pais comecem a preparar mais a alimentação de seus filhos, de forma saudável. “As crianças estão substituindo as refeições por lanches e sobrecarregando o consumo de carboidrato, de açúcar e gordura ruim, o que consequentemente faz com que elas ganhem sobrepeso e ocasione o desenvolvimento de algumas doenças. Os pais precisam descascar mais os alimentos e abrir menos pacotinhos, bem como incentivar os filhos a ingerirem mais o colorido natural de frutas, verduras, e alimentos integrais”, destaca.

Para quem deseja emagrecer, a dica da nutricionista é o aumento do consumo de folhas verdes, legumes, frutas e a chamada ‘gordura do bem’, presente na linhaça, no azeite de Oliva, coco natural, abacate, castanhas, e outros alimentos. O consumo de algum tipo proteína de qualidade, como peixe, ovo, frango e carne vermelha, e de raízes, como mandioca, batata doce e inhame, também são indicados. “Além disso, diminuir as farinhas, presentes no pão, em lanches, pizzas, e demais alimentos, ajuda a desinflamar o organismo e consequentemente promove o emagrecimento de forma saudável”, acrescenta.

Por fim, a ingestão de sucos detox e metabólicos, com frutas, folhas verdes, gengibre, limão, também são indicados, já que limpam e aceleram o metabolismo quando conciliados com uma alimentação equilibrada. “Aumentar o consumo de água também é indispensável, seja ela ingerida de forma natural ou saborizada, com gengibre, folhas de hortelã, ou rodelas de laranja, maça e limão”, conclui.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) disponibiliza atendimento com nutricionista a seus associados. Interessados podem entrar em contato com o sindicato no (47) 3351-1373.