Data de publicação: 14/06/2017

Autoconhecimento

Os benefícios do Yoga

Prática é oferecida pelo Sintrivest para os trabalhadores vestuaristas e está aberta também para a comunidade

Compartilhar em:

Os benefícios do Yoga
Namastê. O tradicional cumprimento da prática do yoga significa: o Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em ti. Por essa razão, independente da crença ou religião, a prática é aberta para todas as pessoas que buscam autoconhecimento e qualidade de vida.
“Yoga é uma palavra em sânscrito e significa a união do teu eu com a tua essência espiritual. Ou seja, cada um é livre para seguir a sua espiritualidade. Pessoas de todo o mundo praticam o yoga, independente da religião ou crença”, explica a instrutora de yoga do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), Angela Baron.
Há dois anos, Angela é responsável pelas aulas de yoga que, na entidade, são realizadas toda terça e quinta-feira, das 18h30 às 19h45. Este benefício aos trabalhadores vestuaristas, no entanto, existe há mais tempo e era ministrado pela também instrutora de yoga, Sônia Maçaneiro.
“A aula começa com a atenção na respiração e com uma pequena meditação. Cada um senta na postura mais confortável e começa a ouvir a própria respiração. Depois, passamos para os exercícios de respiração, que são os pranayamas. É o controle do “prana”, que é a energia vital que a gente absorve através da nossa respiração”, detalha Angela.
O passo seguinte da aula são as posturas, chamadas de asanas. “São simples e fáceis. Cada um vai sentir o seu corpo e até onde ele pode ir, sempre respeitado os limites. Os benefícios são mais equilíbrio, força, concentração e flexibilidade para o corpo, para a mente e para a alma”, acrescenta a instrutora.
Por fim, os alunos são convidados a passar por um relaxamento profundo, com a intenção de que absorvam ainda mais os benefícios da aula.
Segundo Angela, as mudanças propostas pelo yoga são efetivas. Os alunos relatam melhoras nos relacionamentos pessoais e profissionais e são capazes de sentir o bem que a prática proporciona.


Respeito ao limite

Neste permanente processo de descoberta do autoconhecimento, o respeito é uma palavra-chave. Nas aulas ninguém precisa olhar para o lado e tentar fazer a postura igual ao do colega. No yoga o valor está em simplesmente sentir e aceitar até onde é possível chegar. “Têm dias que as pessoas não estão dispostas para fazer a prática completa, estão com dor de cabeça, por exemplo. Ainda assim, são convidados para participar da aula, mesmo que seja apenas para deitar no tapete, escutar a prática e os mantras. Vai ser bom. É importante respeitar o corpo e o próprio momento em que se vive”, orienta Angela.
Para ela, o maior beneficio do yoga é que ele é capaz de se adaptar para qualquer pessoa e a todos os resultados almejados. “Quem precisa de mais força vai ter mais força, porque o foco está direcionado para o que se precisa”, observa.


Útil para costureiras

Uma das principais motivações que levou o Sintrivest a oferecer a prática do yoga para seus trabalhadores e trabalhadoras, foi o benefício que ele traz para a categoria, com ênfase no ofício da costura.
“São pessoas que passam o dia inteiro sentadas, em movimento repetitivo. O yoga permite a soltura articular, que solta as toxinas das articulações. A sequência alonga os músculos, tonifica os órgãos, relaxa todas as tensões do corpo. A pessoa relaxa por inteiro e trabalha o que precisa no organismo, seja no sistema respiratório, circulatório, digestivo, nervoso, glandular, entre outros”, enfatiza.
As aulas de yoga no Sintrivest têm um preço especial para trabalhadores vestuaristas associados à entidade. Mas o projeto também está aberto à comunidade. Mais informações pelo telefone (47) 3351-1373.


A professora

Angela Baron é professora de yoga, formada em 2014 no curso de Formação em Yoga, coordenado por Laura Packer, na Casa de Yoga Shanti Om e no Chacarananda Ashram. Tem formação internacional em Rusie Dutton Yoga e em Thai Yoga Massage pela ITM na Tailândia, em 2017