Data de publicação: 03/05/2023

Sindicatos e entidades lançam 10º Desfile das Costureiras e Costureiros

Sindicatos e entidades lançam 10º Desfile das Costureiras e Costureiros

Compartilhar em:

Sindicatos e entidades lançam 10º Desfile das Costureiras e Costureiros
Evento será realizado no dia 26 de maio, em Brusque, e reunirá na passarela 70 profissionais da costura


Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 3 de maio, o lançamento do 10º Desfile das Costureiras e Costureiros, que este ano terá como tema ‘Calma na Alma’ e levará 70 profissionais da costura, à passarela que será montada na Sociedade Esportiva Bandeirante, na noite de 26 de maio.

O lançamento reuniu as entidades realizadoras da décima edição no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sintrivest), idealizador do projeto que teve início no ano de 2010 e que, ao longo do tempo, agregou mais parceiros que hoje organizam em conjunto o evento, que são o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest), o Centro Universitário de Brusque (Unifebe), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr).

A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, ressalta que é uma satisfação para o sindicato anunciar a realização da décima edição do Desfile das Costureiras, que nasceu com o propósito de homenagear os profissionais da costura, fundamentais para o setor da moda. “É uma honra realizarmos este evento e prestar esta homenagem a esta profissão fundamental para a humanidade. Ficamos felizes em ver que o Desfile das Costureiras deu certo e que ao longo dos anos reuniu este grupo de seis entidades, todas muito parceiras tanto no que diz respeito ao evento, como no fomento à profissionalização da mão de obra. São entidades que trabalham com cursos técnicos, graduação de design de moda, o sindicato dos trabalhadores dando amparo aos profissionais e o sindicato patronal também fazendo seu papel junto às indústrias. São importantes parcerias, já que todos os costureiros e costureiras da região passam pelos cursos destas entidades e pelos sindicatos, em algum momento de sua formação e exercício da profissão”.

Para a diretora financeira do Sindivest, Rita Cassia Conti, a valorização da profissão das costureiras e costureiros é motivo de alegria para todas as entidades envolvidas no projeto. “Nossa indústria é a que tem a maior empregabilidade, então existe uma valorização muito grande do ser humano. A cadeia têxtil, principalmente a confecção no final, é a indústria que mais emprega, isso em nível mundial. E aqui, em Santa Catarina, nós ainda somos um dos maiores empregadores. Então é muito importante saber que a indústria está presente no evento, para valorizar a categoria das costureiras e costureiros”, enfatiza.



Reconhecimento e oportunidade

Nesta edição do Desfile, serão 70 profissionais da costura, sendo oito deles, alunas do programa Menor Aprendiz, do Senai de Brusque. “São jovens que despertam para o nosso setor, para a indústria da confecção. Eles estão alocados no Senai costurando, aprendendo e assim que se formarem, já estarão prontos para o mercado de trabalho. A cada ano, mais de 100 jovens aprendizes se formam no município e para nós, é muito importante esta entrega, este fomento de mão de obra”, complementa Rita.

Segundo Paulo Mazera, supervisor de educação do Senai, a instituição possui hoje cerca de 100 alunos dos cursos de confeccionador de moldes e roupas, e desenhista de produto de moda, todos envolvidos com o processo de criação dos looks que estarão na passarela. “A ideia de trazer as estudantes do Menor Aprendiz para o Desfile, é de justamente lembrarmos que estamos formando profissionais que daqui há um ano, estarão prontos para o mercado de trabalho nesta área tão necessária à nossa indústria, como também incentivar àqueles que desejam se desenvolver na área da costura”, frisa.

A coordenadora do Curso de Design Moda da Unifebe, Jô Rosa, comenta que os looks que estão sendo criados pelos acadêmicos, estão sendo estudados por meio do escritório de moda e vestuário e sob a supervisão de três professoras. “Teremos sete looks no desfile deste ano, com sete acadêmicas que são costureiras e atuam em empresas de confecção de Brusque e região e conseguimos uma parceria com a empresa Aradefe Malhas, para confeccionar estes looks. É uma forma de reconhecermos esta profissão tão importante, homenageando acadêmicas que já atuam no mercado de trabalho e que hoje buscam graduação em design de moda”, explica.

Para o coordenador de cursos do Senac, Edison Correa, a participação da instituição no Desfile enaltece o compromisso de formação profissional neste setor. “Nós enquanto entidade formadora, com um grande número de alunos capacitados pelo curso de costureiro a cada ano, é uma satisfação poder ser parceira do evento e envolver nossos alunos em todo processo criativo, valorizando esta profissão tão importante para a região”, completa.

Além dos looks que serão desenvolvidos pelos alunos do Senai, Senac e acadêmicos da Unifebe, haverá looks que serão confeccionados pelos alunos do Curso de Costura da AmpeBr, looks cedidos por empresas da região, e looks produzidos pelos próprios profissionais.

O 10º Desfile das Costureiras e Costureiros recebe o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina, do Sebrae SC e da Sociedade Esportiva Bandeirante.