Data de publicação: 05/03/2024

Sintrivest estabelece quatro bandeiras de trabalho em prol dos direitos e bem-estar dos trabalhadores

Direitos Trabalhistas em Dia', 'Prioridade à Saúde Mental dos Trabalhadores', 'Combate ao Assédio Moral no Ambiente de Trabalho' e 'Respeito Integral ao Trabalhador e à Trabalhadora' são as principais metas definidas pelo sindicato para o ano

Compartilhar em:

Sintrivest estabelece quatro bandeiras de trabalho em prol dos direitos e bem-estar dos trabalhadores
Direitos Trabalhistas em Dia', 'Prioridade à Saúde Mental dos Trabalhadores', 'Combate ao Assédio Moral no Ambiente de Trabalho' e 'Respeito Integral ao Trabalhador e à Trabalhadora' são as principais metas definidas pelo sindicato para o ano


Em uma iniciativa marcante, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sintrivest) definiu quatro bandeiras de trabalho para o ano de 2024, com o objetivo de promover condições de trabalho mais justas e saudáveis para os trabalhadores e trabalhadoras da categoria. As diretrizes foram estabelecidas durante reunião da diretoria, e refletem o compromisso do sindicato com a defesa dos direitos e bem-estar dos trabalhadores. São elas: ‘Direitos Trabalhistas em Dia’; ‘Prioridade à Saúde Mental dos Trabalhadores’; ‘Combate ao Assédio Moral no Ambiente de Trabalho’; e ‘Respeito Integral ao Trabalhador e à Trabalhadora’.


A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, compartilha detalhes sobre as quatro bandeiras e destaca a importância de cada uma delas para o cenário laboral atual. "Nós estamos focando em quatro áreas-chave que consideramos fundamentais para o fortalecimento dos direitos trabalhistas e a melhoria do ambiente de trabalho como um todo", afirma Marli.


A primeira bandeira abordada é a questão dos direitos trabalhistas em dia. O sindicato estará atuando no combate ao não depósito do FGTS, à falta de registro na Carteira de Trabalho, ao não pagamento das horas-extras na folha de pagamento e ao chamado ‘salário extrafolha’. "Recebemos diversas denúncias de trabalhadores sobre essas práticas, que ainda persistem em alguns locais de trabalho. É fundamental que os trabalhadores estejam cientes de seus direitos e saibam onde buscar ajuda caso enfrentem essas situações", ressalta a presidente.


A segunda bandeira estabelecida pelo Sintrivest é a priorização da saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras. "Observamos um aumento significativo nos casos de problemas de saúde mental relacionados ao trabalho, como depressão e ansiedade. Precisamos criar ambientes de trabalho mais saudáveis, onde o bem-estar dos trabalhadores seja uma prioridade", explica Marli.


O combate ao assédio moral no ambiente de trabalho é a terceira bandeira destacada pelo sindicato. "Recebemos muitas reclamações sobre situações de assédio moral, que vão desde cobranças excessivas até humilhações públicas. É importante que os trabalhadores saibam identificar essas práticas e saibam como denunciá-las", afirma.


Por fim, a quarta bandeira estabelecida pelo Sintrivest é o respeito integral ao trabalhador e à trabalhadora. "Queremos construir ambientes de trabalho onde todos se sintam respeitados e valorizados, independentemente de gênero, raça, orientação sexual ou qualquer outra característica. É fundamental que haja igualdade de oportunidades e que os trabalhadores se sintam seguros e confortáveis em seus locais de trabalho", enfatiza Marli.


A presidente ressalta ainda que ao longo do ano de 2024, o Sintrivest estará promovendo uma série de ações e eventos para abordar essas questões e buscar soluções que beneficiem toda a categoria. "Fiquem atentos às nossas redes sociais e canais de comunicação, onde divulgaremos informações, dicas e eventos relacionados a essas bandeiras de trabalho. Nós acreditamos que podemos construir um ambiente de trabalho mais justo, saudável e respeitoso para todos", conclui a presidente do Sintrivest.