Data de publicação: 09/05/2016

Evento

Sintrivest homenageia Mães pela passagem do seu Dia

Sintrivest homenageia Mães pela passagem do seu Dia

Compartilhar em:

Sintrivest homenageia Mães pela passagem do seu Dia
Com o objetivo de homenagear as mães que atuam no setor vestuarista, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), realizou na tarde de sábado, 7 de maio, no auditório da entidade, o Bingo Cultural do Dia das Mães. O evento, já tradicional na entidade, contou com a palestra ‘Os desafios da maternidade’, ministrada por Bernadete Rocha, mãe da Charlotte Rocha Bork e fundadora da Escola Charlotte de Brusque.
Durante a abordagem do tema, Bernadete falou sobre a sua trajetória de vida, em especial sobre o nascimento de Charlotte, que possui Síndrome de Down, e que hoje aos 30 anos realiza as mais variadas atividades do cotidiano, resultado da luta e do incentivo incansável de sua mãe. “Não aceitei minha filha quando a ganhei e não tenho vergonha disso. Não queria uma boneca quebrada, queria uma boneca perfeita. Eu queria agradecer a Deus pela minha filha, mas eu não conseguia. Então lembrei de que nenhuma folha de uma árvore cai sem motivo e pedi para Deus me orientar, para que eu pudesse entender sobre o presente que ele estava me dando para eu poder agradecer a ele por aquilo. Nesse instante, ouvi uma mãe chorar pela perda de sua filha, e aí compreendi e agradeci a Deus. Precisei viver meu luto, chorar e eliminar a mágoa que havia naquele momento em mim, para me tornar forte e continuar enfrentando os desafios que a vida me deu”, relatou.
Outro ponto abordado pela palestrante foi sobre a capacidade das mulheres de se adaptarem às situações desafiadoras do dia a dia e da importância do perdão. Segundo ela, ao exercer os múltiplos papéis, como trabalhar, estudar, cuidar da casa e dos filhos, a mulher não deve guardar as ‘más águas’ em seu corpo. “Nosso corpo é formado em sua maioria por água e não podemos ter dentro de nós essa ‘mágoa’. Para isso precisamos perdoar, diariamente, seja nosso marido ou nossos filhos, para vivermos cada vez mais e melhor”, comentou.
Por fim, Bernadete deixou uma mensagem inspiradora às cem mulheres presentes no evento, sobre como é possível encarar os desafios que a vida proporciona às mulheres em determinados momentos. “Assim como água, precisamos ser como um rio, que não para seu percurso com um obstáculo, mas sim encontra outro caminho para seguir em frente. Porque lá na frente, há muita alegria. Além disso, quando aparecer em sua vida a palavra crise, tire o ‘S’, para ela se transforma em ‘crie’. Use a sua criatividade, trabalhe com amor e agradeça a Deus pelas oportunidades e pelo dom da vida. Não retenha ‘má água’ no seu corpo e ame-se a si mesma, para poder amar ainda mais seus filhos e sua família” , completou Bernadete.

Outras ações
Ao final da palestra, as mães também prestigiaram a apresentação cultural de Nadine Cestari Suavi, que com sua bela voz as homenageou com canções como ‘Como é grande meu amor por você’, ‘Coração de Mãe’, ‘Nossa Senhora’, entre outras, que falam do amor de mãe.
Em seguida, o público participou do Bingo promovido pela entidade, que contou com o sorteio de diversos brindes, seguido de um delicioso café.
Entre as associadas que se emocionaram com a palestra, estava Inêz Minella Maierring, costureira aposentada, que pela primeira vez prestigiou o evento alusivo à data. “Foi excelente. Às vezes precisamos ouvir de outras pessoas determinadas coisas, como a importância de agradecer. E com toda a certeza, como foi falado na palestra precisamos ter coragem e fé pra enfrentar os desafios, já que é Deus quem nos dá forças para caminharmos. Valeu muito essa reflexão”, declarou.
Além dela, a mamãe Marlise Kopelke, também acredita que eventos como o promovido pelo Sindicato são inspiradores. “Mexeu com o nosso coração. Tudo o que a dona Bernadete falou foi muito importante, em especial sobre a água, que temos que nos inspirar no percurso dela para enfrentar os desafios da vida. Foi algo motivador, assim como as outras ações desta tarde”, declarou a costureira, que esteve no evento acompanhada da filha Eliza Paza, de 3 anos.
Para a presidente do Sitrivest, o evento foi uma forma carinhosa de agradecer e parabenizar as mulheres pela passagem da data, bem como proporcionar a elas um momento de reflexão e lazer, fora das tarefas diárias. “Queremos parabenizá-las pela bravura, pela coragem, pela força e competência, por esse lindo papel que é ser mãe. Temos aqui, mães que lutam diariamente para conseguir o sustento de suas famílias, que buscam seus ideais, seus objetivos, que trabalham em casa ou fora dela. Sem sobra de dúvida todas merecem ser homenageadas pela passagem desse dia, nesse dia tão especial. E reforçamos que os associados devem sempre prestigiar eventos assim, já que a entidade só é forte quando temos uma boa participação dos trabalhadores e trabalhadoras”, declarou Marli.

Beleza

A programação voltada às mães vestuaristas ainda continua. Entre os dias 9 a 13 de maio, o Sintrivest também oferece a Oficina da Beleza, com cursos de auto-maquiagem voltados para as mães associadas, com as consultoras da Mary Kay. Os cursos acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 19h30, e como as turmas são limitadas, interessadas em participar também devem entrar em contato com o sindicato para fazer suas inscrições. Mais informações: (47) 3351-1373.