Data de publicação: 22/01/2016

Benefícios

Sintrivest oferece assistência nas áreas civil e de família

Desde abril de 2015, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), oferece a prestação de serviço jurídico nas áreas civil e de família. Toda segunda-

Compartilhar em:

Sintrivest oferece assistência nas áreas civil e de família
Desde abril de 2015, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), oferece a prestação de serviço jurídico nas áreas civil e de família. Toda segunda-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, a advogada Rafaela Contesini está na sede da entidade para este atendimento, que acontece com hora marcada.
“Desde o início do trabalho registramos muita procura, sobretudo na área da família, com questões de divórcio, dissolução de união estável, cobrança de pensão alimentícia, entre outros, todas relacionadas a estes aspectos conjugais. Na área civil apareceram indenizações decorrentes de acidentes de trânsito, assuntos de direito bancário e outros assuntos do gênero”, explica a advogada.
De acordo com a profissional, o Sintrivest também fez sua parte e investiu na divulgação do novo serviço. Por essa razão, o ano encerrou com 29 processos ativos, embora muitos outros tenham sido encerrados pelos acordos e conciliações. “É isso que temos priorizado, para não tenha o litígio e nem tanta discussão”, acrescenta.
Para a advogada, o principal objetivo é proporcionar aos trabalhadores e trabalhadoras vestuaristas o acesso a uma assessoria jurídica de qualidade, especialmente às pessoas que não tem condições de pagar um advogado particular. Embora o serviço seja oferecido gratuitamente também pelo Estado, ele infelizmente não comporta toda a demanda e precisa selecionar os casos mais graves e as pessoas de baixa renda.
Rafaela esclarece que, no Sintrivest, o atendimento para ouvir o problema e mostrar os caminhos é gratuito. Da mesma forma, quando se consegue o acordo entre as partes, nenhum valor extra é cobrado do associado. O pagamento à parte só acontece quando a pessoa tem o interesse judicial. Ainda assim, a cobrança é mais acessível.
Outro trabalho muito importante realizado por Rafaela desde o mês de outubro de 2015, é a visita às empresas vestuaristas de Brusque e Guabiruba com uma palestra gratuita e específica sobre a violência doméstica. “O Sindicato dá muito apoio às mulheres na luta por seus direitos. Então a palestra explica o que é violência, por qual razão não se deve julgar quem está em uma relação violenta e quais são os caminhos para ajudar esta mulher. A abordagem tem o caráter informativo e educativo”, salienta a profissional.
Mais informações sobre a assessoria jurídica ou as palestras sobre violência doméstica estão disponíveis no telefone: (47) 3351-1373.