Data de publicação: 28/04/2016

Campanha

Sintrivest participa da 14ª edição do Movida

Evento foi realizado em Brusque e contou com a participação de mais de mil pessoas

Compartilhar em:

Sintrivest participa da 14ª edição do Movida
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest) participou na manhã de quinta-feira, 28 de abril, do Movida – Movimento em Defesa da Vida, Segurança e Saúde da Classe Trabalhadora Catarinense . Criado em 2003, o movimento é apartidário, aberto à comunidade, e teve como objetivo chamar a atenção para as doenças e os acidentes de trabalho, bem como propor mecanismos de prevenção e melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores. Esta foi a 14ª edição do evento de âmbito estadual e de acordo com a organização mais de mil pessoas marcaram presença ao longo da caminhada.
O movimento teve início por volta das 9h da manhã, com concentração em frente ao Pavilhão da Fenarreco. Diversos integrantes de sindicatos de todo o estado e de movimentos sindicais caminharam ao longo de diversas ruas da cidade até o centro de Brusque, onde se concentraram em frente à Igreja Matriz. Ao longo da caminhada e durante o ato público foram apresentados números e informações referentes aos acidentes de trabalho em Santa Catarina, bem como orientações sobre as necessidades de prevenção.

Melhores condições
O Movida também fez parte Abril Verde, campanha realizada ao longo de todo o mês de abril onde foram feitas palestras de conscientização sobre doenças e acidentes do trabalho e uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Brusque, na última quarta-feira, 27.
De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, o estado de Santa Catarina ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de acidentes de trabalho.
“Foi um ato muito importante para chamar a atenção de toda a sociedade brusquense e catarinense, em especial a classe empresarial. Esse movimento é pela vida, pela segurança, e que vem crescendo a cada ano. Recebemos em Brusque diversas pessoas do estado que participaram desta luta que é nobre, pois não podemos aceitar que trabalhadores e trabalhadores diariamente sejam mutilados no mercado de trabalho, ou atuem em ambientes insalubres. Sabemos que esses problemas podem ser reduzidos e esse é o nosso desejo, pela vida e pela segurança da classe trabalhadora”, comentou na oportunidade a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.
O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) Idemar Antonio Martini, também falou da importância do movimento que teve a participação expressiva de trabalhadores e de sindicatos catarinenses. “Esse ato tem que ser considerado o mais autêntico dos que são promovidos pelas entidades, pois é um ato que visa à preservação da vida dos trabalhadores. Ficamos tristes que alguns empresários se negaram a apoiar o evento, pois sabemos da importância desse apoio já que nosso estado registra altos índices de acidentes de trabalho. Sabemos que a própria Fiesc tem colaborado conosco nas edições do Movida, que tem o intuito de colaborar para uma sociedade mais justa e digna”, completou.

Reivindicações
Durante a caminhada, foi realizada a entrega da Carta do Movida, às autoridades presentes no ato, que lista os números de doenças e acidentes de trabalho em âmbito nacional, estadual e municipal. Além disso, também foram apresentas quinze propostas, destacando entre elas quatro prioridades: Criar o Disk Prevenção de Acidente de Trabalho, objetivando centralizar informações; Estabelecer um ranking estadual apontando as 10 piores empresas (maus exemplos) que mais causam acidentes, doenças e mortes no trabalho, em Santa Catarina; Defender junto ao Ministério Público do Trabalho que as multas advindas dos Termos de Ajustamento de Conduta, sejam revertidas em campanhas de promoção e prevenção às doenças, acidentes e mortes no trabalho; e Exigir junto aos setores econômicos, através da Federação das Indústrias, a implantação dos Centros de Reabilitação Funcional para Trabalhadores e Trabalhadoras com problemas de saúde ocasionados por LER/DORT e transtornos psíquicos.

Saiba mais
O Movida relembra o dia 28 de abril, “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho”, data marcada por um acidente em uma mina no estado de Virgínia (EUA), em 1969, que matou 78 trabalhadores.