Data de publicação: 07/04/2016

Campanha

Sintrivest participa da primeira palestra do Abril Verde

Sintrivest participa da primeira palestra do Abril Verde

Compartilhar em:

Sintrivest participa da primeira palestra do Abril Verde
Como parte da programação da campanha Abril Verde, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Vestuário de Brusque e região (Sintrivest) participou na noite de quarta-feira, 6 de abril, da primeira palestra do movimento, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Malharia, Tecelagem e Assemelhados de Brusque (Sintrafite). Diversos trabalhadores e representantes de outras entidades estiveram reunidos na oportunidade para ouvir mais informações e orientações sobre as ‘Doenças Ocupacionais’, tema ministrado pelo médico Jonas Krischke Sebastiany.

A presidente da entidade, Marli Leandro, esteve presente no evento, onde também representou a Câmara de Vereadores de Brusque. Marli reforçou a importância da campanha e dos temas que serão abordados ao longo do mês, que será uma grande oportunidade de discutir com os trabalhadores e trabalhadoras a importância da prevenção de acidentes. “As doenças ocupacionais, por exemplo, são causadas muitas vezes por práticas ou ambientes inadequados. Queremos e defendemos ambientes sadios para todos os trabalhadores, para que eles possam ter a sua dignidade garantida, no seu local de trabalho, com relação a sua saúde, e que possam ver as falhas que existem nesses ambientes e que em algumas vezes podem ser corrigidas. Temos milhares de pessoas acometidas por doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho e queremos discutir sobre essas e outras questões”, comentou Marli.

Da mesma forma, o palestrante da noite também destacou que assuntos, como as doenças ocupacionais, são sempre oportunos em serem abordados, já que são questões recorrentes e que precisam de atualização. “Todos nós somos trabalhadores, nas mais variadas áreas, e é muito importante que possamos ter o conhecimento do ambiente em que atuamos e da própria legislação, para nos prevenirmos de possíveis acidentes e de outros problemas. Essa preocupação com a saúde do trabalhador deveria ser algo contínuo, para criarmos o hábito de refletirmos sobre as nossas condições de trabalho, e também da nossa conduta enquanto profissional do ponto de vista ético”, comentou dr Jonas.
Segundo o médico, ainda, a discussão dessas questões deveria estar mais presente no dia a dia das empresas, para que se mude a visão de que a prevenção de acidentes e melhores condições de trabalho não são um custo, mas sim um investimento aos trabalhadores e em suas próprias empresas.

Fique por dentro
O Abril Verde é promovido Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região, resultado de um projeto aprovado na Câmara de Vereadores e transformado em Lei (nº 3.943/2015), que tem por finalidade trabalhar a questão da saúde e segurança no local de trabalho. A campanha ocorre ao longo de todo o mês e contará com quatro palestras, que serão realizadas a cada semana, nos auditórios dos sindicatos e na Câmara de Vereadores (ver programação). Para fechar a programação, no dia 28 acontece o Movida – Movimento em Defesa da Vida, Segurança e Saúde da Classe Trabalhadora Catarinense (MOVIDA).

A segunda palestra da programação será sobre “Assédio Moral”, e acontece na próxima quarta-feira, 13 de abril, no auditório do Sintrivest, às 19h. “É um tema ainda recente a ser discutido no país. Em outros países, já há legislação própria para coibir o Assédio Moral, que é recorrente no mercado de trabalho. Ainda recebermos bastantes denúncias dessa prática, e é muito importante discutir, pois esta é uma questão de saúde do trabalhador, que às vezes desiste do trabalho e da própria vida por conta da pressão do Assédio Moral”, comenta a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.
Todos os trabalhadores são convidados a participar, bem como a comunidade em geral. A programação completa das palestras pode ser conferida no site do Sintrivest: www.sintrivest.org.br .

Saiba mais sobre o MOVIDA
Criado em 2003, o movimento é aberto à comunidade, apartidário, e tem como objetivo chamar a atenção para as doenças e os acidentes de trabalho, bem como propor mecanismos de prevenção e melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores. Esta será a 14ª edição do evento de âmbito estadual e a expectativa da organização é que em torno de duas mil pessoas possam prestigiar o Movida.