Data de publicação: 28/04/2023

Sintrivest participa de ação em alerta à saúde e segurança no trabalho

Sintrivest participa de ação em alerta à saúde e segurança no trabalho

Compartilhar em:

Sintrivest participa de ação em alerta à saúde e segurança no trabalho
Dirigentes sindicais filiados ao Fórum Sindical de Brusque conversaram com trabalhadores e trabalhadoras no Centro da cidade

O Sintrivest marcou presença na quinta-feira, 27 de abril, junto ao Fórum das Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região (Fórum Sindical) em ação na Praça Barão de Schneéburg e no Terminal Urbano Balthazar Bohn, no Centro de Brusque, que teve como propósito alertar a população, trabalhadores e trabalhadoras quanto à saúde e segurança nos ambientes de trabalho.

Segundo a coordenadora do Fórum e presidente do Sintrivest, Marli Leandro, a ação faz parte do Movimento Abril Verde, realizado em todo o Brasil e que em Brusque, passou a ser lei em 2015 ((Lei nº 3943/2015).

O objetivo do Movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis. O movimento ainda lembra o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.

“Infelizmente temos um alto índice de acidentes e doenças do trabalho em nosso país, em Santa Catarina e precisamos fazer esta reflexão e trazer à tona este debate para que as empresas, os empregadores, possam se conscientizar cada vez mais da importância do cuidado, da prevenção, de estar inclusive qualificando essa mão de obra, fazendo todas as campanhas previstas nas Normas Regulamentadoras (NRs), seguindo o que está previsto nas NRs que tratam da questão de saúde e segurança no local de trabalho, fazendo os treinamentos adequados dentro das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas). Sem dúvida este tema precisa ter atenção não só no mês da Campanha Abril Verde, mas é algo que deve ser observado constantemente, para que possamos reduzir esses números de acidentes e doenças do trabalho que temos em nosso país, estado e inclusive em nossa cidade”, ressalta Marli.

A ação contou com a presença de dirigentes de todos os sindicatos filiados ao Fórum Sindical e foi realizada também com os trabalhadores do comércio do Centro da cidade. “Estivemos das 9h às 15 horas na praça central da cidade, conversando com as pessoas que por lá passaram, conversando com os trabalhadores do comércio, deixando material nas lojas do comércio. Estivemos também no Terminal Urbano, conversando e alertando as pessoas da importância do cuidado, da prevenção, desse tema na vida de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Foi um dia importante e vamos continuar entregando este material que produzimos nos locais de trabalho e também nos sindicatos”, enfatiza a coordenadora do Fórum.



Números de acidentes

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho - SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil.

Neste mesmo período, foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT), isso de trabalhadores com Carteira Assinada sem contar a cifra de trabalhadores que ainda trabalham na informalidade.

No município de Brusque, neste período de 10 anos, foram notificados 8.977 acidentes de trabalho, ou seja, quase nove mil trabalhadores e trabalhadoras se acidentaram na cidade, durante o exercício de sua profissão.