Data de publicação: 27/03/2017

Mulher

Sintrivest participa do 18º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora

Evento foi realizado no final de semana, na sede da Fetiesc, em Itapema

Compartilhar em:

Sintrivest participa do 18º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) participou no último final de semana, dias 25 e 26 de março, do 18º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora. O evento foi realizado na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema e apresentou o tema “A importância da mulher nas lutas por igualdade de direitos’’.
“Na abertura tivemos a apresentação de um Coral Infantil de Itapema, lindo, e que nos tocou deixando alguns recados. Entre eles, viver como se amanhã o mundo fosse acabar. Já no discurso dos convidados, a prefeita de Itapema, Nilza Simas, falou sobre a importância das mulheres estarem engajadas na política e explicou como uma mulher consegue ser prefeita”, explica a diretora do Sintrivest, Francine Guns que, ao lado de cerca de 15 trabalhadoras vestuaristas, representou o Sintrivest no evento.
A primeira palestra foi ministrada por Rosane Sasse e Sabino Bussanello, com o tema "Combate às formas de violência contra a mulher e igualdade de direitos e salários". “Eles falaram sobre a importância dos municípios terem uma delegacia da mulher, bem como a necessidade da mulher em denunciar o agressor. Muitas mulheres que sofrem ameaças permanecem caladas. Outro tema foi a legalização do aborto, o qual a mulher deveria ser livre para escolher”, conta Francine.
Na sequencia, o economista da Fetiesc, Mairon Edegar Brandes, apresentou uma palestra sobre a Reforma Trabalhista, com ênfase no prejuízo que a terceirização traz para os trabalhadores. Ainda no sábado aconteceu o sorteio de brindes e um jantar com música ao vivo.
Já no domingo, o assessor jurídico da Fetiesc, Matusalém dos Santos, falou sobre a Reforma Previdenciária. “Ele nos mostrou números e explicou como ficará o acesso ao benefício caso a proposta seja aprovada. A deputada Luciane Carminatti também estava presente e nos encorajou a ir para as ruas e pressionar deputados federais e senadores para que votem contra”, acrescenta Francine.