Data de publicação: 10/08/2017

Seminário

Sintrivest participará de seminário sobre os impactos da Reforma Trabalhista

Evento será na próxima semana e vai reunir palestrantes de renome nacional

Compartilhar em:

Sintrivest participará de seminário sobre os impactos da Reforma Trabalhista
Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no auditório da Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema, será realizado o seminário “Impactos da Reforma Trabalhista no Sistema Sindical Brasileiro”. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) participará do encontro, que conta com palestrantes conhecidos nacionalmente.
“A Reforma Trabalhista entra em vigor em novembro deste ano e ela altera mais de 100 artigos da CLT. Isso está gerando muitas dúvidas porque, na prática, ainda não se sabe como vai funcionar. Penso que muitas destas mudanças vão precisar de leis complementares para informar de que forma elas irão acontecer”, afirma a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.
A programação do seminário inicia na quarta-feira, dia 16, às 8h30, com a palestra “Reforma Trabalhista: Impactos, consequências e desafios sobre o sindicalismo e a vida dos trabalhadores e trabalhadoras”, ministrada pelo economista e político brasileiro, Márcio Pochmann. Já no período da tarde, a partir das 14h, começa a palestra “Atribuições e prerrogativas dos Sindicatos frente às Reformas”, proferida pelos advogados José Reginaldo Inácio e Cícero Vieira de Araújo. Durante a explanação eles vão abordar temas como o custeio sindical, homologações e rescisões contratuais, assistência social, prestação de serviços, acordos e Convenções Coletivas e as relações com o Sistema Confederativo.
Na quinta-feira, 17 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h, o tema central do debate será “Mudanças na CLT: como era e como ficou”, conduzido pelo advogado Divaldo Luiz de Amorin e pelo Desembargador do TRT 12º, Dr. Roberto Guglielmetto.
Por fim, na sexta-feira, o seminário propõe uma ampla discussão: “Negociado sobre o legislado”. A ideia é explicar o que será possível negociar, as consequências e abrangências nas Negociações Coletivas de Trabalho, como ficará o papel do Judiciário Trabalhista (Juízes e Procuradores) e as possibilidades de segurança ou inseguranças jurídicas trazidas pela Reforma. Neste dia foram convidados para o debate o Desembargador do TRT 12º, Dr. Amarildo Carlos de Lima, o Chefe do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina, Dr. Marcelo Goss Neves e o advogado trabalhista, Dr. Milton Mendes de Oliveira.
“Este seminário chega em momento oportuno. É claro que em três dias não é possível se aprofundar em todos os itens, mas vamos priorizar as mudanças que interferem na atuação sindical e na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores. A orientação é que as pessoas estejam atentas e busquem mais informações. Vale lembrar que muitas alterações da Reforma Trabalhista dependem do aval dos trabalhadores. Algumas delas, inclusive, com a participação do Sindicato. O fracionamento das férias em três períodos, por exemplo, o empresário só pode aplicar se o trabalhador concordar. Outra questão é o banco de horas que, com a Reforma Trabalhista, precisa ser zerado em 30 dias”, enfatiza Marli.
Há muito tempo o Sintrivest investe na divulgação dos prejuízos aos trabalhadores, trazidos pelas Reformas Trabalhista, Previdenciária e a Terceirização. Fique por dentro das informações disponíveis no site da entidade: www.sintrivest.org.br e na rede social @SintrivestBrusque. Todos os sábados, às 8h, também vai ao ar o programa “Costurando Cidadania”, pela emissora Rádio Cidade.