Data de publicação: 22/08/2016

Palestra

Sintrivest realiza palestra sobre violência doméstica

Sintrivest realiza palestra sobre violência doméstica

Compartilhar em:

Sintrivest realiza palestra sobre violência doméstica
Tema foi abordado durante a Semana da Sipat da empresa Vínculo

Com o objetivo de explicar as determinações da Lei nº 11.340, a chamada ‘Lei Maria da Penha’, falar sobre os mecanismos previstos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e dar orientações em como as mulheres devem agir em casos de agressões, no último dia 15 de agosto o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) realizou a palestra ‘Violência Contra a Mulher’ na empresa Vínculo Basic Têxtil.
O evento, realizado como parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da empresa, foi ministrado pela advogada Sintrivest, Rafaela Contezini e contou com a participação de cerca de 20 colaboradoras, que tiveram mais informações sobre o assunto, como os tipos de medidas protetivas às vítimas, estabelecidas pela lei que está há dez anos em vigor.
“A maior parte das trabalhadoras da categoria são mulheres, por isso é tão importante a conscientização sobre esse tema. É importante também que as mulheres que sofrem violências não sejam julgadas, pois ainda há muita discriminação contra elas. A Lei Maria da Penha está comemorando dez anos e tivemos muitas conquistas nesse tempo, como o agravamento de pena, quando a violência domiciliar provoca a morte da mulher, e o agressor tem a pena aumentada para um terço. Por estar relacionada diretamente com a saúde da trabalhadora é muito importante as empresas terem essa consciência e promover eventos assim” , comentou a advogada.

Direitos garantidos
Na oportunidade Rafaela também ressaltou dados importantes, como o de que uma a cada três mulheres já sofreu algum tipo violência no Brasil, seja física, psicológica, moral ou sexual. Além disso, os trabalhadores puderam refletir sobre as consequências que a agressões contra a mulher podem gerar, tanto para os filhos, como para ela mesma, já que na maioria das vezes a violência doméstica compromete a saúde física como psicológica da mulher, o que influencia no próprio exercício de seu trabalho no dia a dia.
Para a gerente de RH da empresa, Thaise Dupilar, o tema é extremamente pertinente e contribuiu de forma significativa para todas as trabalhadoras que participaram do evento. “Buscamos sempre parceiros para orientar da melhor forma os nossos colaboradores e acreditamos que a conscientização e a informação são a saída. Sabemos que a violência contra a mulher acontece com muitas trabalhadoras e com essa palestra podemos auxiliar alguém que esteja passando por isso. Com certeza nas próximas edições da Sipat vamos buscar novamente parceria com o Sintrivest para abordar temas de interesse dos nossos colaboradores”, avaliou.
Da mesma forma a analista de qualidade da Vínculo, Carina de Souza falou sobre a importância do tema e da busca da empresa em trabalhar com assuntos não só relacionados com acidentes de trabalho. “Nos preocupamos com a saúde, a segurança do trabalhador na empresa mas também em casa, com a sua família. A prevenção foi o tema desta edição da Sipat, e nada melhor do que ter os cuidados e o conhecimento para evitar que algum problema aconteça. Esperamos que as colaboradoras possam disseminar essas orientações e saber que estão amparadas pela lei em caso de violência”, completou.

Apoio

O Sintrivest é uma das entidades que há tempo aderiu à campanha de combate à violência doméstica e por isso oferece apoio às mulheres vítimas, em especial às trabalhadoras do setor vestuarista, na prestação de atendimento em prol das trabalhadoras, com serviços tanto de psicologia como jurídico.
Interessados nos serviços do Sintrivest podem entrar em contato com o sindicato através do número: (47) 3351- 1373. Assessoria jurídica do sindicato atende sempre às segundas-feiras, em horário comercial. Além disso, também é realizado o atendimento psicológico, disponível nas terças-feiras.