Data de publicação: 07/12/2015

Palestra

Violência contra mulher é tema de palestra realizada pelo Sintrivest

Violência contra mulher é tema de palestra realizada pelo Sintrivest

Compartilhar em:

Violência contra mulher é tema de palestra realizada pelo Sintrivest
O dia 25 de novembro é considerado o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher e, em alusão à data, diversas ações e eventos ocorreram em todo o mundo em prol da campanha. Apensar disso, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) há tempo realiza atividades de conscientização e de combate à violência doméstica e contra as mulheres, não apenas no mês que marcou a data. Assim, como forma de conscientizar os trabalhadores do setor vestuarista, explicar as determinações da Lei 11.340, a chamada ‘Lei Maria da Penha’, falar sobre os mecanismos previstos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e dar orientações em como as mulheres devem agir em casos de agressões, foi realiza pelo sindicato na manhã desta segunda-feira, 7 de dezembro, mais uma palestra sobre ‘Violência Contra a Mulher’.

Conscientização
Ministrado pela advogada do Sintrivest, Rafaela Contezini, o evento correu durante da 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da empresa Lua Encantada, e reuniu cerca de 20 trabalhadores da entidade, entre homens e mulheres, que saíram mais informados sobre o tema. Além dos direitos e do que a Lei prevê às vítimas de violência, os trabalhadores conheceram um pouco mais das medidas protetivas garantidas pela legislação e principalmente as ferramentas de denúncia, como o Disque 180. Informações sobre como a violência domiciliar influencia na vida de toda a família e no desempenho das trabalhadoras, também foram abordados na oportunidade. “Muitas vezes pensamos o que nós temos a ver com esse assunto, que é tão particular de uma família. Mas temos tudo a ver, pois a violência é um problema de todos. Se uma colega de vocês sofrer violência e vir trabalhar com condições físicas e psicológicas feridas, ela não irá render, nem se concentrar, e em alguns casos pode até sofrer algum acidente de trabalho por estar abalada”, reforçou na oportunidade a advogada do Sintrivest.
A cartilha da Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Santa Catarina (Fetiesc) com orientações de combate à violência contra a mulher também foi distribuída pelo Sintrivest aos trabalhadores na oportunidade. “Ficamos muitos felizes, enquanto sindicato, em saber que as empresas se preocupam com a integridade física e moral dos seus colaboradores, não só em relação a temas que envolvam o ambiente de trabalho, mas também fora dele, o que é algo muito positivo”, acrescentou Rafaela.

Avaliação positiva
Para a responsável pelo Recursos Humanos da empresa, Thais de Oliveira, e para a responsável pelo setor de Planejamento e Controle de Produção da empresa, Ester Martins Bertoti, o evento contribuiu de forma significativa para os colaboradores, já que através do conhecimento é possível ajudar quem sofre com problema. “Tentamos sempre trazer palestras que possam alertar as pessoas. E essa conscientização de hoje foi muito importante para os trabalhadores saberem lidar com situações de violência e em como agir, seja com alguém da nossa família ou com algum colega de trabalho”, comentou Ester.
Além da Violência contra a Mulher, temas como Meio Ambiente, Nutrição, Finanças Pessoais e Harmonia no Trânsito serão aborados pela empresa até a sexta-feira, 11, ao longo da 2ª Sipat.

Saiba mais
O Sintrivest é uma das entidades que há tempo aderiu à campanha de combate à violência doméstica e por isso oferece apoio às mulheres vítimas, em especial às trabalhadoras do setor vestuarista, na prestação de atendimento em prol das trabalhadoras, com serviços tanto de psicologia como jurídico. Interessados nos serviços do Sintrivest podem entrar em contato com o sindicato através do número: (47) 3351 - 1373. Assessoria jurídica do sindicato atende sempre às segundas-feiras, e o atendimento psicológico nas terças e quintas-feiras.